Desde 1978

Como escolher o carro ideal

Comprar um carro é um grande sonho para grande parte da população. Agora, comprar o carro ideal para você é algo que ainda parece muito distante para alguns motoristas. Isso porque as pessoas tendem a achar que o carro ideal está relacionado ao preço, modelo e valores. E nem sempre o veículo que vai atender todas suas necessidades precisa ser o lançamento de luxo do ano.

Por isso, decidimos separar algumas dicas que podem te ajudar no momento de escolher o carro ideal. Vem conferir e providenciar com mais segurança e tranquilidade a realização do seu sonho!  

Veja se a compra se encaixa em seu orçamento


Antes de tudo, procure um veículo que você conseguirá pagar sem ter de se afundar em dívidas. Prefira sempre comprar à vista, ou com grandes entradas para que as parcelas sejam as menores possíveis. Agora, se não houver essa possibilidade, busque taxas de juros baixas, e pesquise financiamentos. Muitas vezes, conseguir o dinheiro em financiadoras pode sair mais barato do que nas próprias concessionárias ou revendedoras. Além disso, saiba se você conseguirá manter esse carro. De nada adianta sonhar com um veículo de luxo, se você não der conta de pagar todos os impostos e seu consumo elevado de combustível.

Quem vai dirigir o veículo?


O carro precisa, antes de qualquer coisa, se adequar e atender as necessidades de seu motorista. Por isso, leve em consideração quem vai passar mais tempo dirigindo o veículo no momento de comprá-lo. É você mesmo, ou outra pessoa da casa? Haverá um motorista, ou vários?

Mulheres preferem determinados tipos de veículo, seja por conta do tamanho ou praticidade para dirigir. Homens têm uma tendência a darem valor ao desempenho dos carros, por isso preferem modelos mais potentes. Leve em conta esse item para que a vida do motorista seja um pouco mais agradável atrás do volante.

Revenda: vale a pena pensar nela!


Por mais que o carro seja um grande investimento em sua vida, é quase improvável que você vá passar o resto dela com o mesmo modelo. Por isso, é importante considerar a desvalorização do seu veículo - carros populares, muito vendidos, tendem a perder valor mais devagar.

Então além de levar em conta a desvalorização, saiba se é um carro que, usado, costuma ter boa procura, pois de nada adianta ter consigo um carro usado que ninguém vai querer comprar um dia.

Onde o carro será mais utilizado?


Mais do que um artigo de luxo, o seu carro ideal deve ser um modelo que torne seu cotidiano mais prático. Por isso, tenha bem claro qual é o propósito para o qual você está comprando aquele veículo: ele vai ser seu meio de transporte diário? Vai servir para levar as crianças à escola? Vai ser usado apenas aos fins de semana, para viagens? Respondendo à essas perguntas, você já pode traçar um perfil mais específico de modelo: desde um carro mais econômico e menor, até uma SUV com bastante espaço.

Segurança e qualidade: itens obrigatórios


Segurança é um item indispensável, e por isso, você tem que levar em consideração no momento de escolher seu carro ideal. Saiba como é o sistema de freios, cintos de segurança, airbags. Mas se puder ir além disso, melhor: hoje há veículos que contam com muita tecnologia em favor desse quesito. Então se puder, prefira modelos com assistente de direção, controle de estabilidade e estruturas reforçadas.

E além da segurança, exija qualidade também. Já que você terá de fazer um investimento, que seja por um produto que vai atender suas expectativas e necessidades. Portanto, procure conhecer o histórico do modelo com relação a quebras e defeitos. Saiba como a montadora se porta diante de falhas, se há grande procura em oficinas, e se sua manutenção tem valores acessíveis.

Test Drive: fundamental para conhecer o modelo


Independente do veículo que você estiver procurando, faça um test drive. Só assim você poderá sentir como o modelo se adapta à sua maneira de dirigir. Além disso, só rodando você poderá notar como estão os pedais, direção, freios e demais itens de segurança e dirigibilidade.


É um primeiro gostinho de como seria aquele veículo, se fosse seu. Por isso, aproveite e ande uma boa distância, para conhecer também o consumo e desempenho. Inclusive, neste instante podem surgir eventuais problemas que você não tinha conhecimento só de observar o carro, como ruídos, barulhos estranhos e etc.

Conheça os valores de impostos e seguros, e compare


Carros de categorias e anos diferentes costumam ter preços diferentes. Tanto no que diz respeito aos impostos que são recolhidos, como IPVA e licenciamento, quanto nos seguros. Saiba quais são os carros mais visados por bandidos - o que, consequentemente, os fará terem um valor mais alto de seguro.

Considere a possibilidade de um carro seminovo


O seu carro ideal pode ser, sim, um carro seminovo! Você pode encontrar modelos muito bem conservados e que atendam perfeitamente suas necessidades - inclusive e especialmente com relação à economia e a se encaixar em seu orçamento. Carros entre o primeiro e o terceiro ano de uso costumam ter um valor em média 25% mais baixo do que o mesmo modelo 0km. Portanto, em uma boa pesquisa você pode levar um carro com cheirinho de fábrica para sua casa, sem precisar pagar o mesmo que um novo. No entanto, antes de comprar um seminovo, você precisa avaliar alguns aspectos para que sua compra seja certeira. Se atentando à essas dicas, o seminovo cairá feito uma luva em seu cotidiano.

Sempre pesquise


Não se deixe levar pela conversa fácil de muitos vendedores, que exigem que você faça a compra no mesmo momento em que viu o carro. Procure pensar de cabeça fria, após pesquisar e comparar preços, oportunidades e vantagens em diversos locais. A possibilidade de se arrepender é bem menor nestes casos.

Comprar em um local de confiança


Se for comprar o seu veículo diretamente de um proprietário, procure saber de todo o histórico do veículo - seja relacionado à multas, acidentes, ou quaisquer alterações que tenha sofrido. Por isso tudo, o mais indicado é comprar seu carro em uma concessionária. Nesse caso, procure uma loja que oferece carros de procedência, que conta com boas opções e que, além disso, tenha condições de garantir um pós vendas interessante. Você pode procurar a Marinho Veículos, e encontrar todas essas qualidades em um só lugar. Assim, sua compra não tem perigo algum de se tornar uma futura dor de cabeça.

Além de todas essas dicas, você também pode - e deve - levar em consideração o seu perfil, para que a busca pelo carro ideal seja mais focada. Nós já fizemos um artigo destacando as características que constroem cada tipo de motorista. Veja em qual você se encaixa, e procure um carro que atenda suas necessidades.
E claro, continue sempre de olho em nossos conteúdos. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo que rola no mundo automotivo, e terá sempre a segurança de realizar uma compra mais segura.



<   VOLTAR
>   AVANÇAR

VEJA OS VEÍCULOS
QUE COMBINAM COM VOCÊ

CLIQUE PARA visualizar todos nossos veículos