DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

O preço dos combustíveis vem sofrendo altas consecutivas, por conta do dos valores internacionais do petróleo. Até o início de junho, quando a Petrobras anunciou um aumento de 10% no valor da gasolina para as refinarias, já foram 5 altas consecutivas desde Maio.Assim, a tendência é que os valores continuem subindo – a média nacional do valor do litro de gasolina já está em praticamente R$ 4, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).Como nós sabemos que você também quer poupar seu bolso, decidimos separar algumas dicas importantes para que você consiga economizar combustível em seu automóvel.Vem conferir com a gente!

Manutenções em dia

Com as manutenções em dia, o carro vai funcionar melhor como um todo – e com isso, possíveis desperdícios de combustível são evitados.Um item que pode apresentar reflexo direto no consumo de combustível é o alinhamento das rodas, que evita atrito extra dos pneus desalinhados.Vale ficar por dentro de como funciona uma manutenção preventiva, e sobre como ela é imprescindível para que seu automóvel funcione perfeitamente.

Pneus calibrados

A recomendação, por parte dos especialistas, é que os pneus de seu veículo sejam calibrados, ao menos, a cada duas semanas. Com o pneu cheio, o motor precisa de menos força para que ele seja movido – consequentemente, menos queima de combustível.Fique de olho no manual do seu carro para saber qual é a pressão recomendada.

Aceleração e frenagem

Evite ao máximo acelerar desnecessariamente o seu carro – e, principalmente, arrancadas. Manter uma velocidade constante faz com que o motor consuma menos combustível, e trabalhe de uma maneira mais adequada.A mesma dica vale também para freadas desnecessárias – é sempre mais recomendado diminuir a velocidade gradualmente do que parar de uma só vez.

Ponto morto

Costuma utilizar o ponto morto com o seu carro em movimento? Melhor rever essa prática: prefira sempre reduzir a marcha. Isso porque o esforço necessário para o motor acelerar do ponto morto para uma marcha, aumenta o consumo de combustível – e se for uma prática constante, você pode perceber a diferença de valores ao longo de um determinado período.Essa dica vale para quem usa desse artifício em descidas, na chamada “banguela”. Além de desgastar desnecessariamente os freios, há a questão do aumento no consumo.Prefira desacelerar utilizando uma marcha mais baixa, evitando maiores acelerações.

Marchas

Falando em marcha, vale dizer que o consumo de energia é menor quando o veículo está rodando com marchas mais altas e com o giro do motor mais baixo, entre 1500 e 2500 rotações por minuto.

Carro parado: desligue o motor

Precisou parar o carro para esperar um passageiro? Então desligue o motor: isso porque a quantidade de combustível utilizado para dar a partida no carro é bem pequena, e pode ser menor do que aquela gasta com o veículo sem movimento.

E o ar condicionado?

Utilize-os sempre com os vidros fechados, e em potência baixa – uma temperatura média de 20° C é o ideal, uma vez que vai exigir pouco do motor, e como consequência direta, consumir menos combustível.Os vidros fechados contribuem com a aerodinâmica do veículo, permitindo que ele rode melhor – os vidros abertos causam maior resistência, freando o veículo.

Cuidado com o peso do veículo

Evite, sempre que possível, carregar peso desnecessário em seu veículo. Carro mais pesado exige mais esforço do motor, aumentando o consumo de combustível.Nesse sentido, vale a pena evitar rodar desnecessariamente com o tanque cheio, que pode aumentar em até 50 quilos o peso total do veículo. Claro, evite andar com níveis muito baixos, uma vez que quanto mais ar no tanque, mais rápido o combustível evapora – o que leva a um desperdício.

Outras dicas pontuais para economizar combustível

Quer mais alguns conselhos sobre como reduzir o consumo de combustível aí em seu automóvel? Vem conferir mais esses conselhos:

  • Utilize o computador de bordo para acompanhar o consumo imediato e médio do seu veículo;•
  • Troque as marchas dentro do tempo necessário;
  • Modelos mais modernos têm indicador de momento mais econômico para troca de marcha – use a vontade, com o tempo se tornará automático;
  • Vale dizer que a gasolina comum rende o mesmo que a aditivada. A única diferença entre ambas é na limpeza feita dentro do motor – e hoje, a gasolina comum conta com um pouco de aditivo em sua composição;
  • Use a sexta marcha nas rodovias;
  • Tente dirigir em um ritmo menor do que o usual, principalmente quando estiver acima dos 100 km/h;• Procure postos confiáveis para abastecer seu veículo;
  • Fique sempre de olho no estado das velas e do funcionamento da injeção eletrônica;
  • Filtro de ar sujo aumenta o consumo de combustível – vale trocá-lo a cada 10 mil quilômetros.
    Quer continuar sempre por dentro das melhores dicas para o seu veículo? Fique de olho aqui no blog da Marinho Veículos, pois não economizamos quando se trata de te deixar bem informado.

Compartilhar

Post em
Destaque

Mais Populares

1

Confira nossas redes

Seja parte da nossa comunidade! Siga nossas redes para ficar por dentro das últimas
ofertas e novidades.