Categorias
Sem categoria

Licenciamento e CNH Digital: aprenda a baixar o seu documento

Acontecimentos recentes, como a pandemia do Coronavírus, aceleraram a transformação digital de processos e empresas. Se antes, as empresas acumulavam papéis em arquivos e gavetas, hoje, boa parte dos documentos estão em formato digital, facilitando a consulta de dados e outras informações, inclusive os documentos de trânsito.

Neste artigo você encontrará as principais mudanças digitais que ocorreram nos últimos meses envolvendo a documentação de trânsito e o passo a passo para baixá-las e aproveitar as vantagens dos documentos digitais.

E aí, preparado para aprender? Então, venha com a Marinho Veículos e descubra essa novidade!

O que mudou no Licenciamento do Veículo (CRLV)?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento obrigatório e de renovação anual onde constam as descrições de um veículo e informações sobre pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Desde 08 de maio de 2020, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – DETRANSP, tornou a emissão do licenciamento anual 100% digital. A mudança agilizou o processo do licenciamento obrigatório e desburocratizou a emissão do novo documento, sendo necessário apenas baixar o CRLV-e diretamente no celular.

O que mudou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

A Carteira Nacional de Habilitação é a licença para dirigir que todo condutor deve portar ao conduzir um veículo. Com as novas atualizações no Código de Trânsito Brasileiro, a validade deste documento passou de 5 para 10 anos, para motoristas com até 50 anos, que tenham renovado a habilitação após a alteração do CTB. No entanto, as mudanças na CNH não pararam por aí.

A última novidade é a Carteira Nacional de Habilitação Digital, chamada de CNH-e. Desde o dia 12 de abril de 2021, o documento pode ser usado na forma digital, através do celular, dispensando o porte da CNH impressa. A nova CNH-e é reconhecida em todo o território nacional e possui o mesmo valor jurídico que o documento físico.

No entanto, vale lembrar que a CNH-e só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code. O condutor que não possuir uma CNH sem QR Code pode solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, se o documento estiver próximo ao vencimento.

Passo a passo para baixar a Carteira Digital de Trânsito

Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure pela expressão “Carteira Digital de Trânsito”.

Após encontrar o aplicativo, faça o download e aguarde o fim da instalação até aparecer o ícone do app em seu celular.

Em seguida, abra o app e clique no link que aparece na tela. Você será redirecionado ao portal do Governo Federal para autenticação.

Após o passo anterior, digite seu CPF e sua senha pessoal para liberar o acesso do aplicativo a sua conta.

Depois de inserir a senha, digite o número de seu celular com o DDD para receber o código de verificação.

Assim que receber o código, digite-o no aplicativo para desbloquear o app “Carteira Digital de Trânsito”.

Dentro do app, você deve acessar a opção “habilitação” e, na parte superior da página, deve clicar em “Toque para baixar a sua CNH”.

Em seguida, defina uma senha, de 4 dígitos, para ter acesso ao seu documento digital. Importante: salve essa senha! Ela será solicitada todas as vezes que você acessar a sua Carteira Digital de Trânsito. Se o seu smartphone tiver leitor de biometria, será possível optar por essa opção.

Por fim, sua Carteira Digital de Trânsito aparecerá na tela do seu celular.

Passo a passo para baixar a CRLV Digital

O primeiro passo para baixar o seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é acessar a loja de aplicativos do seu celular. Para sistemas IOS, a loja é a App Store e para os modelos Android, a loja é a Play Store.

Ao acessar a loja de apps do seu celular, busque pelo “Carteira Digital de Trânsito”.

Baixe o aplicativo, aguarde a finalização da instalação. Em seguida, abra o app e clique no link que aparece na tela para o portal do Governo Federal e espere ser redirecionado.

Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos e, depois, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV.

Digite o número do Renavam e, logo depois, o código de segurança com 11 caracteres do CRV, que se encontra no topo do documento do licenciamento impresso e pronto!

A partir de agora basta apresentar a versão digital do documento e guardar o original impresso em casa.

Este artigo te ajudou? Então, compartilhe este conteúdo com as pessoas próximas a você que podem aprender com as informações desse post. Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades e vantagens que a Marinho Veículos percorre, com muita dedicação, aos apaixonados por carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *